sábado, 30 de abril de 2016

EE Comendador Mario Dedini, no Algodoal, comemora 30 anos

Publicado no JP dia 30/04

No ano passado tive oportunidade de visitar mais uma vez a EE Comendador Mario Dedini, no bairro Algodoal e, na ocasião, estava acompanhado pelo Dirigente de Ensino, professor Fábio Negreiros.
O que nos motivou a visita foi o fato da escola e da comunidade estarem solicitando a inclusão da escola no Programa de Tempo Integral, beneficiando todos os seus 280 alunos do Ensino Fundamental das séries iniciais. A Secretaria Estadual de Educação acatou a solicitação e, neste ano letivo de 2016, a EE Comendador Mario Dedini inicia suas atividades em novo modelo educacional.
Com boas instalações e com a quadra coberta durante a nossa gestão como prefeito de Piracicaba, a escola tem tudo para desenvolver bons trabalhos educacionais: tem uma boa direção, bons professores, pessoal de apoio administrativo bastante comprometidos com as atividades educacionais e bons alunos.
Mas, o que me chamou a atenção foi uma pequena placa de bronze, colocada na sala de entrada da Escola, com os seguintes dizeres “ Escola entregue pelo Governo do Estado em 21.02.86”. Placa bastante simples, bem ao estilo do governador André Franco Montoro, do período l983 – 1987.
No período 1979 – 1982, havia exercido o cargo de Secretário Municipal de Educação e trabalhado no planejamento da expansão de novas escolas em Piracicaba, uma vez que era grande o déficit de salas de aulas em decorrência do grande crescimento populacional, devido ao crescimento econômico da cidade e do grande fluxo imigratório existente na época. O bairro Algodoal estava em grande crescimento, inclusive com invasão de moradores em áreas particulares, provocando tanto o crescimento de casas em lotes regulares, como de casas em núcleos de favela. Isso pressionava a demanda por salas e escolas no bairro.
Em 1993, fui convidado a trabalhar na Secretaria de Planejamento do Estado, por José Serra, e trabalhava com o orçamento da área social do Estado. O secretário estadual de Educação era o professor Paulo Renato Souza e estava encarregado de atender ou atenuar a enorme demanda por novas escolas nos principais municípios médios do Interior, que por força do dinamismo do agronegócio, estava recebendo grande fluxo migratório, ocasionando superlotação escolar ou falta de escolas. Piracicaba não era exceção.
Diante da gravidade da situação, o secretário Paulo Renato Souza articulou-se com muitos prefeitos do Interior para estabelecer parcerias visando a construção de dezenas de novas escolas: as prefeituras viabilizariam os terrenos e a empresa estadual, CONESPI, faria as obras. O prefeito Adilson Maluf se dispôs a agilizar as soluções para a doação de terrenos para a construção de escolas entre as quais vale destacar: Vila Monteiro, Jardim Itapuã, Vila Industrial e Algodoal.
Todas essas escolas foram construídas na mesma época e com projetos executivos similares, para permitir suas construções com maior rapidez em benefício dos alunos. Em fevereiro de 2016, a EE Comendador Mário Dedini completou 30 anos e já formou milhares de alunos e, inicia agora um novo ciclo em suas atividades educacionais com maior tempo de dedicação aos seus alunos em tempo integral, completando o número de 18 escolas estaduais de Piracicaba nesse novo modelo de ensino.


Barjas Negri, prefeito de Piracicaba 2005/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário