Publicado no JP do dia 14 de maio de 2016
No
Plano de Mobilidade de Piracicaba, a construção de rotatórias, o
alargamento de avenidas, a pavimentação de vias e o
asfaltamento de pequenos trechos que faziam a ligação entre um
bairro e outro sempre foram prioridades.
Foi
assim com a pavimentação da Avenida Pompeia, com o alargamento da
Avenida Rio das Pedras, com a pavimentação da Avenida Cristóvão
Colombo, com a duplicação da Estrada do Bongue/Avenida Jayme
Pereira, com a ligação da Rua Pio Sbrissa com a Avenida Rui
Teixeira Mendes e com a construção de inúmeras rotatórias que
contribuíram para melhorar o trânsito ou evitar que ele se
agravasse.
Neste
artigo, quero destacar uma experiência muito gratificante,
envolvendo a Prefeitura de Piracicaba, por meio das secretarias de
Obras, de Trânsito e Transportes e da Procuradoria Geral,
e diversos parceiros privados como a Master Móveis, a Coplacana, a
Cominpa, além de proprietários de glebas urbanas nas regiões
próximas ao Jardim Caxambu, Jardim Califórnia e Água Branca, e nas
proximidades da Avenida Comendador Luciano Guidotti, na altura do
Cemitério Parque da Ressurreição.
No
trecho que vai da Avenida Comendador Luciano Guidotti em direção à
Água Branca/Bairro Ary Coelho, passando por trás da Coplacana e em
frente à Master Móveis, havia a Avenida Francisco Luiz Razera, num
trecho duplo de aproximadamente um quilômetro, sem pavimentação
asfáltica, todo cascalhado e com manutenção precária, por onde
trafegavam muitos veículos, incluindo caminhões que atendiam às
empresas da região. Além disso, havia inadequada ligação com a
Avenida Comendador Luciano Guidotti, para transtorno de todos.
Preocupado
com a situação, o governo municipal se articulou com os
empresários locais e propôs uma parceria para importante projeto de
requalificação da via, visando principalmente a
pavimentação da Avenida Francisco Luiz Razera em pista dupla e
melhorando a ligação de acesso à Avenida Comendador Luciano
Guidotti. Após inúmeras reuniões, a Prefeitura elaborou o
projeto-executivo das obras, fez o orçamento e preparou o processo
licitatório estabelecendo valiosa parceria com financiamento
participativo, para pavimentação asfáltica, implantação de
galerias pluviais, incl uindo a rede de energia elétrica e
iluminação pública. Aos proprietários dos imóveis e das glebas
urbanas, coube a maior parte do financiamento.
Num
prazo inferior a dois anos tudo foi executado, permitindo a melhoria
da região, o surgimento de novos loteamentos e o crescimento urbano
regional. Também foi aproveitada a obra de arte até então não
utilizada da Avenida Comendador Luciano Guidotti para fazer uma alça
de acesso passando por baixo da avenida, facilitando o trânsito da
região.
Ao
mesmo tempo, a Prefeitura aproveitou a oportunidade para regularizar
um processo desapropriatório da Avenida Comendador Luciano
Guidotti, que se arrastava por mais de 40 anos, resolvendo pendências
de não pagamento de desapropriação e do IPTU de todo esse período,
numa ação de interesse público que estava longe de ser resolvida.
Não
fosse a ação dos empresários locais e do desprendimento da equipe
técnica da Prefeitura, não teríamos essa importante avenida toda
asfaltada que beneficia a cidade e a região, contribuindo para a sua
urbanização. Essa foi mais uma “parceria público-privada” que
valeu a pena.
Barjas
Negri, prefeito de Piracicaba 2005/2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário