Publicado no JP dia 14/05
A
Prefeitura de Piracicaba tem seguido um Plano de Mobilidade que
procura ampliar as principais avenidas públicas da cidade,
propiciando maior fluidez no trânsito de automóveis, motos,
utilitários e ônibus. Tudo para facilitar a vida das pessoas,
tarefa que não é muito fácil devido ao grande número de novos
veículos licenciados em Piracicaba todos os anos.
Esses
investimentos, em geral, são realizados pela Prefeitura, por meio
das secretarias de Obras e de Transportes e Trânsito, mas, muitas
intervenções são em parceria com o setor privado que, ao
realizarem seus empreendimentos imobiliários, recebem como diretriz
da Prefeitura a obrigação para determinados investimentos, visando
atenuar eventuais problemas com o aumento do fluxo de veículos na
região. O caso do condomínio Reserva do Engenho na Chácara
Nazareth II / Terras de Piracicaba é um bom exemplo de parceria com
bons resultados.
Quem
não se lembra dos problemas existentes na Av. Abel Francisco Pereira
que faz a ligação do Jaraguá, desde a Av. Raposo Tavares a Av.
Madre Maria Teodora até a Av. Jayme Pereira / Estrada do Bongue, nas
Terras de Piracicaba / Castelinho. Era uma única pista com grande
fluxo de veículos com duas mãos de direção. Um grande transtorno
em toda a margem direita do Córrego do Enxofre.
Na
margem esquerda do Córrego do Enxofre tínhamos uma situação
inusitada: a Rua Pio Sbrissa ligava a Av. Raposo Tavares / Av.
Antonio Teixeira Mendes, ao Bairro Chácara Nazareth II e era
interrompida; 500 m à frente terminava a Rua Rui Teixeira Mendes,
que dá acesso ao Terras de Piracicaba e a Estrada do Bongue/Parque
da Rua do Porto. Isso também ocasionava outro transtorno aos
moradores da região que utilizavam essa rua com duas mãos de
direção.
A
solução proposta pela Secretária de Trânsito e Transportes era
implantar uma avenida binária – uma mão de direção pela margem
direita do Córrego do Enxofre e uma mão de direção pela margem
esquerda do córrego do Enxofre, para que, posteriormente, pudesse
ser feito algumas obras de artes/pequenas pontes.
Com
esse plano, e com a intenção da Empresa Ingaí de fazer um novo
condomínio residencial horizontal ao lado do bairro Chácara
Nazareth II e Terras de Piracicaba, a Prefeitura aprovou o novo
empreendimento Reservas do Engenho, estabelecendo como diretriz as
obras viárias e de pavimentação asfáltica num trecho de 500
metros, interligando as ruas Pio Sbrissa e Rui Teixeira Mendes.
Isso implementado pelo novo condomínio, a cidade ganhou uma nova
avenida em pista dupla, a exemplo da Av. Alberto Vallet Sachs que
margeia o Ribeirão Piracicamirim.
No
decorrer do tempo, esse trecho que tinha uma única pequena ponte
perto da Estrada do Boiadeiro, ganhou outras três pequenas pontes,
facilitando o acesso aos bairros da região e facilitando o acesso à
Av. 9 de Julho em direção ao Jaraguá/Castelinho/Centro, numa
importante via de escoamento dos veículos que por aí trafegam.
Hoje,
que tem oportunidade de circular por essa “nova” avenida, pode
comprovar a facilidade de tráfego, principalmente em horários de
pico tanto para ir ao Jaraguá, ao Terras de Piracicaba, à região
da Vila Cristina, ao Jardim Planalto ou para a região dos bairros ao
Jorge, São José e Santo Antônio.
Planejamento
adequado, parcerias com o setor privado e iniciativa de estímulos a
investimentos públicos e privados podem dar bons resultados. Esses
empreendimentos viários são um bom exemplo para melhoria da
mobilidade urbana.
Barjas
Negri, prefeito de Piracicaba 2005/2012
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