sábado, 14 de maio de 2016

Investimentos na mobilidade urbana auxiliam as regiões do Jaraguá e Terras de Piracicaba

Publicado no JP dia 14/05

A Prefeitura de Piracicaba tem seguido um Plano de Mobilidade que procura ampliar as principais avenidas públicas da cidade, propiciando maior fluidez no trânsito de automóveis, motos, utilitários e ônibus. Tudo para facilitar a vida das pessoas, tarefa que não é muito fácil devido ao grande número de novos veículos licenciados em Piracicaba todos os anos.
Esses investimentos, em geral, são realizados pela Prefeitura, por meio das secretarias de Obras e de Transportes e Trânsito, mas, muitas intervenções são em parceria com o setor privado que, ao realizarem seus empreendimentos imobiliários, recebem como diretriz da Prefeitura a obrigação para determinados investimentos, visando atenuar eventuais problemas com o aumento do fluxo de veículos na região. O caso do condomínio Reserva do Engenho na Chácara Nazareth II / Terras de Piracicaba é um bom exemplo de parceria com bons resultados.
Quem não se lembra dos problemas existentes na Av. Abel Francisco Pereira que faz a ligação do Jaraguá, desde a Av. Raposo Tavares a Av. Madre Maria Teodora até a Av. Jayme Pereira / Estrada do Bongue, nas Terras de Piracicaba / Castelinho. Era uma única pista com grande fluxo de veículos com duas mãos de direção. Um grande transtorno em toda a margem direita do Córrego do Enxofre.
Na margem esquerda do Córrego do Enxofre tínhamos uma situação inusitada: a Rua Pio Sbrissa ligava a Av. Raposo Tavares / Av. Antonio Teixeira Mendes, ao Bairro Chácara Nazareth II e era interrompida; 500 m à frente terminava a Rua Rui Teixeira Mendes, que dá acesso ao Terras de Piracicaba e a Estrada do Bongue/Parque da Rua do Porto. Isso também ocasionava outro transtorno aos moradores da região que utilizavam essa rua com duas mãos de direção.
A solução proposta pela Secretária de Trânsito e Transportes era implantar uma avenida binária – uma mão de direção pela margem direita do Córrego do Enxofre e uma mão de direção pela margem esquerda do córrego do Enxofre, para que, posteriormente, pudesse ser feito algumas obras de artes/pequenas pontes.
Com esse plano, e com a intenção da Empresa Ingaí de fazer um novo condomínio residencial horizontal ao lado do bairro Chácara Nazareth II e Terras de Piracicaba, a Prefeitura aprovou o novo empreendimento Reservas do Engenho, estabelecendo como diretriz as obras viárias e de pavimentação asfáltica num trecho de 500 metros, interligando as ruas Pio Sbrissa e Rui Teixeira Mendes. Isso implementado pelo novo condomínio, a cidade ganhou uma nova avenida em pista dupla, a exemplo da Av. Alberto Vallet Sachs que margeia o Ribeirão Piracicamirim.
No decorrer do tempo, esse trecho que tinha uma única pequena ponte perto da Estrada do Boiadeiro, ganhou outras três pequenas pontes, facilitando o acesso aos bairros da região e facilitando o acesso à Av. 9 de Julho em direção ao Jaraguá/Castelinho/Centro, numa importante via de escoamento dos veículos que por aí trafegam.
Hoje, que tem oportunidade de circular por essa “nova” avenida, pode comprovar a facilidade de tráfego, principalmente em horários de pico tanto para ir ao Jaraguá, ao Terras de Piracicaba, à região da Vila Cristina, ao Jardim Planalto ou para a região dos bairros ao Jorge, São José e Santo Antônio.
Planejamento adequado, parcerias com o setor privado e iniciativa de estímulos a investimentos públicos e privados podem dar bons resultados. Esses empreendimentos viários são um bom exemplo para melhoria da mobilidade urbana.


Barjas Negri, prefeito de Piracicaba 2005/2012

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