Barjas Negri
No Plano de Mobilidade de Piracicaba, a construção de rotatórias, o alargamento de avenidas, a pavimentação de vias e o asfaltamento de pequenos trechos que faziam a ligação entre um bairro e outro sempre foram prioridades.
Foi
assim com a pavimentação da Avenida Pompeia, com o alargamento da
Avenida Rio das Pedras, com a pavimentação da Avenida Cristóvão Colombo,
com a duplicação da Estrada do Bongue/Avenida Jayme Pereira, com a
ligação da Rua Pio Sbrissa com a Avenida Rui Teixeira Mendes e com a
construção de inúmeras rotatórias que contribuíram para melhorar o
trânsito ou evitar que ele se agravasse.
Neste
artigo, quero destacar uma experiência muito gratificante, envolvendo a
Prefeitura de Piracicaba, por meio das secretarias de Obras, de Trânsito e Transportes
e da Procuradoria Geral, e diversos parceiros privados como a Master
Móveis, a Coplacana, a Cominpa, além de proprietários de glebas urbanas
nas regiões próximas ao Jardim Caxambu, Jardim Califórnia e Água Branca,
e nas proximidades da Avenida Comendador Luciano Guidotti, na altura do
Cemitério Parque da Ressurreição.
No
trecho que vai da Avenida Comendador Luciano Guidotti em direção à Água
Branca/Bairro Ary Coelho, passando por trás da Coplacana e em frente à
Master Móveis, havia a Avenida Francisco Luiz Razera, num trecho duplo
de aproximadamente um quilômetro, sem pavimentação asfáltica, todo
cascalhado e com manutenção precária, por onde trafegavam muitos
veículos, incluindo caminhões que atendiam às empresas da região. Além
disso, havia inadequada ligação com a Avenida Comendador Luciano
Guidotti, para transtorno de todos.
Preocupado com a situação, o
governo municipal se articulou com os empresários locais e propôs uma
parceria para importante projeto de requalificação da via, visando
principalmente a pavimentação da Avenida Francisco Luiz Razera em
pista dupla e melhorando a ligação de acesso à Avenida Comendador
Luciano Guidotti. Após inúmeras reuniões, a Prefeitura elaborou o
projeto-executivo das obras, fez o orçamento e preparou o processo
licitatório estabelecendo valiosa parceria com financiamento
participativo, para pavimentação asfáltica, implantação de galerias
pluviais, incluindo a rede de energia elétrica e iluminação pública. Aos proprietários dos imóveis e das glebas urbanas, coube
a maior parte do financiamento.
Num
prazo inferior a dois anos tudo foi executado, permitindo a melhoria da
região, o surgimento de novos loteamentos e o crescimento urbano
regional. Também foi aproveitada a obra de arte até então não utilizada
da Avenida Comendador Luciano Guidotti para fazer uma alça de acesso
passando por baixo da avenida, facilitando o trânsito da região.
Ao mesmo tempo, a Prefeitura aproveitou a oportunidade para regularizar um processo desapropriatório da Avenida Comendador Luciano
Guidotti, que se arrastava por mais de 40 anos, resolvendo pendências
de não pagamento de desapropriação e do IPTU de todo esse período, numa
ação de interesse público que estava longe de ser resolvida.
Não
fosse a ação dos empresários locais e do desprendimento da equipe
técnica da Prefeitura, não teríamos essa importante avenida toda
asfaltada que beneficia a cidade e a região, contribuindo para a sua
urbanização. Essa foi mais uma “parceria público-privada” que valeu a
pena.
Barjas Negri, prefeito de Piracicaba 2005/2012
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