quinta-feira, 20 de julho de 2017
Festa do Vinho de Santana – 10 anos de alegria e tradição
A hoje tradicional Festa do Vinho de Santana começou em 2008 como um almoço para alavancar as ações da recém-criada Cooperativa de Vinhos de Santana e Santa Olímpia (Coopervin). Produzir o próprio vinho sempre foi tradição nas famílias dos bairros e elas decidiram pela sua organização produtiva, envolvendo a comunidade. A Cooperativa foi se especializando, capacitando seus participantes, recebendo assessoria do Sebrae em tecnologia, fabricação, agronomia, curso de empreendedorismo, e, com fortes parcerias com o Senac e a antiga Setur, hoje SemacTur, Secretaria Municipal de Ação Cultural e Turismo, a cada ano torna-se mais atrativa.
As comunidades de Santana e Santa Olímpia formam um conjunto de descendentes de italianos chegados ao Brasil da região do Tirol, no final do século XIX, em 1892. Unidos, eles conservam o modo de vida de seus antepassados com muito orgulho. E Piracicaba se orgulha disso. Visitar aquela região é como entrar em um vilarejo europeu.
Eles levam as tradições muito a sério, a ponto de todos os moradores aprenderem o italiano tirolês desde pequenos, o que resulta em um sotaque bem característico. Também mantêm trajes tradicionais, grupos folclóricos e cultivam seus pratos típicos. Festeiro, o grupo praticamente original, tem cerca de sete sobrenomes, formando uma grande família.
A primeira grande festa da comunidade de Santana é a do Vinho que, desde sua primeira edição, tem o apoio da Prefeitura para este evento que já está integrado ao calendário turístico do município. Num resgate das tradições, a Coopervin, produz atualmente cerca de 20 mil litros ao ano, nas variedades tinto, rosé, branco, espumantes, além de geleias e sucos. Na Festa do Vinho tudo isso será servido para acompanhar os pratos típicos, como canederli, cuccagna, crauti, porpeta, strangula preti, grostoli, todos trazidos pelos seus ancestrais do Norte da Itália, da Áustria e da Suíça.
A praça recém revitalizada e todo seu entorno está pronta para receber um público estimado em 20 mil pessoas. Para chegar a isso, foram meses de trabalho voluntário e planejamento de toda comunidade, coordenado pela diretoria da Associação de Moradores do Bairro Santana. E eles se envolvem por considerar este momento muito importante, por resgatar sua tradição cultural, além de proporcionar a união de todos em prol da arrecadação de fundos para serem reinvestidos em espaços de convivência do próprio bairro. São mais de 300 moradores de todas as idades, ajudando e trabalhando para o sucesso do evento.
E este é um belo exemplo a ser seguido por todas as comunidades. Como já dito aqui, a Administração os apoia e auxilia, mas é o trabalho e o envolvimento das pessoas que leva a Festa do Vinho de Santana ao sucesso que é. Com esta iniciativa que comemora uma década de aceitação, o bairro viu crescer o interesse do público por suas tradições e atrativos turísticos, promovendo geração de mais trabalho e renda para comunidade e alavancando outros negócios, como os contemplados pelo turismo rural, setor em franco crescimento. É o caso da chamada Rota Tirolesa, que leva grupos a percorrer os bairros, descobrindo a cultura regional e também a beleza natural da cidade, acrescida pela oportunidade de participar da colheita das uvas cultivadas nas encostas.
Voltando à Festa do Vinho de Santana, que abre a temporada trentino-tirolesa para a cidade e região, convido a todos para participar e conhecer mais desta cultura e gastronomia. Daqui a pouco tempo, confirmando a fama de festeiros, eles também nos oferecerão a Festa da Polenta, desta vez em Santa Olímpia. Vale a pena prestigiar a iniciativa. Finalmente, meus parabéns a toda comunidade que trabalha unida e apresenta excelentes resultados, como esta festa!
Barjas Negri, prefeito de Piracicaba
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário