sábado, 23 de abril de 2016

Prefeitura e CIEE criam oportunidades para jovens estagiarem no setor público

Publicado no JP do dia 24/04

Em 1993, quando exercia o cargo de secretário municipal de Planejamento de Piracicaba, recebi a cordial visita da nova gerente do Centro de Integração Escola-Empresa (CIEE) da cidade, a psicóloga Marisa Cury, minha amiga desde o tempo em que lecionava na Unimep.
Marisa apresentou trabalhos desenvolvidos pelo CIEE, que tem como uma das principais atividades auxiliar no ingresso de jovens no mercado de trabalho profissional por meio de programas de estágio e aprendizagem. Na ocasião, ela propôs um convênio entre a Prefeitura e o CIEE, para dar oportunidade a jovens estudantes das universidades e faculdades locais em estágios nas secretarias municipais.
Dada a importância do estágio para a formação profissional dos nossos estudantes, apresentei a proposta ao então prefeito Mendes Thame que, de imediato, se dispôs a dar apoio à iniciativa. Diante disso, articulamos com o procurador-geral do município à época, João Carlos Carcanholo, a elaboração de projeto de lei a ser enviado para apreciação e aprovação da Câmara Municipal, para que pudesse ser firmado o referido convênio e, assim, dar prosseguimento à proposta inicial.
Com a apresentação do projeto de lei à Câmara Municipal, as diversas comissões legislativas realizaram reuniões e audiências públicas para debater o tema. Ao final da tramitação, os vereadores aprovaram os termos do convênio. Com isso, a Prefeitura passou a ter autorização para a contratação de estágios remunerados, dando oportunidade aos jovens estudantes atuarem e aprenderem, de forma adequada, suas futuras atividades profissionais num importante órgão público que é a Prefeitura.
De início, o programa de contratação de estagiários pela Prefeitura começou de forma modesta, devido à delicada situação financeira pela qual passava nos anos 1993 e 1994, com a contratação de algumas dezenas de jovens estagiários, oriundos principalmente dos cursos da Unimep, Fumep e Faculdade de Serviço Social. O maior número ocorreu na Secretaria Municipal de Educação, que deu oportunidade para os estudantes de licenciatura e pedagogia, os quais podiam atuar nas escolas municipais de educação infantil.
No decorrer dos anos, o programa municipal foi sendo ampliado, com vagas a estudantes de pedagogia, licenciatura, administração de empresas, serviço social, jornalismo, psicologia, direito, farmácia, enfermagem, economia entre outros. Mais tarde, ampliou-se o programa para dar oportunidade a jovens estudantes dos ensinos médio e técnico profissionalizante, incluindo técnicos de enfermagem, técnicos em farmácia, construção civil, segurança do trabalho, informática, técnico em administração e logística, entre outros, oriundos das escolas estaduais e escolas técnicas, públicas e privadas.
Em todo esse período - mais de 20 anos - tiveram oportunidade de estagiar na Prefeitura mais de 8 mil estudantes que, ao concluírem seus cursos, tornaram-se profissionais mais qualificados, com toda a orientação dada pela Prefeitura e pelo CIEE. Muitos puderam voltar à Prefeitura como profissionais, ao serem aprovados em concursos públicos.
Nesses mais de 20 anos, passaram pela Prefeitura vários prefeitos, e o CIEE continua sendo bem-gerenciado pela Marisa Cury. A parceria continua, mas, devido à sua importância, esse programa de apoio aos nossos jovens vale a pena ser ampliado.

Barjas Negri, prefeito de Piracicaba 2005/2012

Um comentário:

  1. Se for mesmo trabalhar com o Serra na educação, duas coisas:
    1-O Brasil precisa de um plano de longo prazo para alçar nossa educação de vergonhosa em nível mundial para patamares que correspondem ao nosso potencial.
    2-Na busca deste plano, favor estudem bem as políticas educacionais vitoriosas de países que saíram do atraso e em algumas décadas chegaram a altos patamares de qualidade, como Finlândia, Coréia do Sul e Polônia.
    Em especial, o livro Finnish Lessons, de Pasi Sahlberg foi muito esclarecedor. O autor, que trabalhou no Ministério da Educação finlandês, estuda o desenvolvimento da educação na Finlândia ao longo de décadas, com muito critério e apoio empírico.
    Boa sorte!
    -Um futuro professor

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