segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Avanço no atendimento em creches em Piracicaba

Publicado no JP - 12/09/2015
O Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS), apurado pela Assembleia Legislativa Paulista, pelo Instituto Legislativo Paulista, pelo governo do Estado de São Paulo e pela Fundação SEADE, com informações sociais relativas ao ano de 2012, mostra os avanços das políticas públicas nos municípios paulistas conforme destacamos em outro artigo.
Os maiores destaques referem-se aos indicadores de atendimento da educação, onde Piracicaba se sobressaiu mais uma vez. Vale a pena mostrar o que ocorreu no atendimento infantil de 0 a 3 anos por meio das creches municipais e particulares.
Ao longo de 2005 a 2012, quando tive a oportunidade de exercer o cargo de prefeito municipal de Piracicaba, contei com a colaboração dos secretários municipais de Educação, Giselda Ercolin e Gabriel Ferrato que, apoiados na boa equipe técnica da Secretaria, implantaram 38 novas Escolas de Educação Infantil (EMEIs), além de terem ampliado diversas unidades.
Por conta disso, o atendimento da Educação Infantil pública municipal, de 0 a 3 anos, do ciclo de creche, teve um crescimento expressivo, ampliando o número de alunos da rede municipal de 2.638 em 2005, para 8.540 em 2012: um aumento de 5.902 alunos (+ 223%). Ao serem adicionados os alunos atendidos na rede particular, chegamos a ter em 2012 um total de 10.538 alunos. Como a Fundação SEADE estima que em 2012, Piracicaba tinha um total de 18.261 crianças na faixa de 0 a 3 anos,  o atendimento dessas crianças nas creches correspondia a 57,7% do total.
Qual o significado desse atendimento? Vale dizer que o Plano Nacional de Educação (PNE), aprovado pelo Congresso Nacional no ano passado, estabelece uma meta de atendimento de pelo menos 50% das crianças nessa idade escolar para o ano de 2024. Isso significa dizer que Piracicaba alcançou a meta de atendimento nacional com 12 anos de antecedência.
Esses indicadores tornam-se mais significativos quando sabemos que o Anuário Brasileiro da Educação Básica, elaborado pelo “Todos pela Educação”, mostra que em 2012, apenas 25,4% das crianças brasileiras de   0 a 3 anos frequentavam alguma escola,  índice que era mais elevado em São Paulo com  34,2% de atendimento, ao mesmo tempo que Piracicaba alcançava nesse ano a cobertura  de 57,7%.
Desde 2012, esse indicador tem melhorado em decorrência das ações da Prefeitura Municipal que tem construído e implantado novas escolas de Educação Infantil (EMEIs) e ampliado diversas outras, melhorando o atendimento e sua cobertura.  É preciso que essas ações continuem ao longo dos próximos 10 anos, mantendo Piracicaba em posição de destaque, procurando sempre a universalização do atendimento da educação infantil, com boa qualidade.

            Barjas Negri, prefeito de Piracicaba 2005/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário