sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Uma ponte entre um hotel e o desenvolvimento turístico

Barjas Negri - Publicado JP 14/01/2012

         Pontes, hotéis, gastronomia e turismo: O que há em comum? No planejamento estratégico são questões relacionadas, principalmente quando uma ponte beneficia a mobilidade na região, tornando-a atrativa ao investimento privado. Estão ainda mais próximas quando um hotel gera uma ponte que, por sua vez, desperta o desenvolvimento do setor hoteleiro, gastronômico e, consequentemente, turístico. Na verdade, foi uma “parceria público/privada” que deu certo em benefício de todos. Vamos lá!

         O prédio do Hotel Beira Rio pertencia à Prefeitura e estava abandonado desde o início dos anos 70. A alternativa encontrada na ocasião para que voltasse a funcionar foi uma parceria cedendo o prédio a empreendedores privados. Para isso, pagaram 20 anos de aluguel à Prefeitura: bom negócio para os dois. Anexo ao hotel funcionou a antiga Churrascaria Beira Rio.

         Com o decorrer do tempo, a concessão foi chegando ao fim e o prédio se deteriorando, sem motivação de lado a lado para as adequações e reformas necessárias, uma vez que o investimento privado em prédio público não trazia vantagens e a vocação da prefeitura nunca foi administrar hotel ou restaurante.

         Por iniciativa do Executivo e autorização da Câmara de Vereadores, a prefeitura obteve permissão para vender o prédio e utilizar os recursos em investimentos. Após tentativas fracassadas de licitação, o edital de concorrência foi modificado e o pagamento dividido para compra do hotel em 18 parcelas. Resultado: a venda se concluiu em 2005/06 e seus compradores puderam planejar a modernização do Hotel Beira Rio e adequar suas instalações à implantação de um importante restaurante/ churrascaria. Com os recursos da venda, a prefeitura elaborou projeto e licitou as obras da ponte do shopping, denominada pela Câmara de Prof. Walter Acorsi e entregue no final de 2006.

         Decorridos seis anos dessa operação bem sucedida, Piracicaba ganhou um “novo hotel”, onde foram investidos milhões de reais provendo a cidade de infraestrutura para beneficiar o turismo, equipado de centro de convenções e uma churrascaria. Hotel e churrascaria são referência em toda região.

         A nova ponte do shopping, por sua vez, resolveu boa parte dos problemas do tráfego numa área para onde converge um trânsito intenso, de estradas estaduais e da Avenida Centenário, por onde circulam mais de 35 mil veículos por dia. Sua construção deu início à implantação de um importante plano de mobilização viária que já perdura há cinco anos, aprovado para adequar o município paro crescimento da próxima década.

         Ao mesmo tempo, o novo Hotel Beira Rio e a churrascaria deram início a outros expressivos investimentos na rede hoteleira. Hoje, a cidade conta com 13 hotéis, sendo 7 independentes e 6 de rede, compondo quase 1.000 unidades habitacionais (quartos) e 1.800 leitos (camas), além de expressiva expansão do setor gastronômico. Foi esta gestão do turismo que levou à implantação do Projeto Beira Rio, à nova Ponte do Mirante, à reestruturação dos espaços turísticos, como o Parque do Mirante, o Museu da Água, o Casarão do Turismo, Museu Prudente de Moraes e a Estação da Paulista, aquisição e melhorias no Engenho Central, para o Salão de Humor, espaços de exposições, teatro, museu e praça de alimentação (alguns destes espaços em construção!).

         Com a expansão da rede hoteleira e dos espaços de turismo e lazer, a cidade se posiciona melhor no cenário regional como polo de atração para grandes eventos culturais, comerciais e industriais. Enfim, foi uma parceria que deu certo, porque abriu as portas aos investimentos que estão colaborando para o desenvolvimento econômico sustentável de Piracicaba.

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