segunda-feira, 22 de junho de 2015

C R A S: a porta de entrada dos serviços de proteção social de Piracicaba

Publicado no JP - 20/06/2015 – JP

O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) é um sistema público que envolve os governos federal, estaduais e municipais, que organizam, de forma descentralizada, os serviços socioassistenciais no Brasil.
Nos municípios, o atendimento é realizado pelas prefeituras, que são encarregadas de implantar os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), que atuam como porta de entrada para os serviços de proteção social de famílias e indivíduos mais carentes e que vivem em situação de vulnerabilidade social e de privação ou fragilidade de vínculos afetivos.
Com estrutura técnico-administrativa adequada e profissionais especializados, como os assistentes sociais, as prefeituras implantam os CRAS necessários ao desenvolvimento de suas atividades sociais e, principalmente, arcam com os custos da operação e manutenção dessas estruturas.
No exercício do cargo de prefeito de Piracicaba (2005/2012), tive a boa colaboração profissional da secretaria municipal de Desenvolvimento Social, Maria Angélica Guércio, que, juntamente com a equipe técnica de profissionais SEMDES, montaram, aperfeiçoaram e ampliaram as unidades de atendimento à população, aproximando o atendimento socioassistencial das famílias. Para tanto, foram montados, gradativamente, os CRAS nos bairros onde havia maior vulnerabilidade social.
No decorrer dos anos, a Prefeitura de Piracicaba implantou sete (7) CRAS, sendo a maioria em prédio próprio construído para tal fim, com espaço adequado ao seu funcionamento. São eles: 1. Centro, 2. Jardim São Paulo, 3. Mario Dedini, 4. Novo Horizonte, 5. Piracicamirim, 6. São José e 7. Vila Sônia. Nas unidades instaladas nesses bairros, as ações são preventivas, de convivência e socialização, inserção e acolhimento, capacitação, apoio e acompanhamento familiar, possibilitando às famílias melhor acesso ao atendimento, reflexão e auxílio para novos projetos de vida e de melhoria nas relações sociais e familiares.
Os atendimentos - individuais, ou em grupo – que o CRAS promove, possibilita o encaminhamento para a inclusão e atualização no Cadastro Único, para acesso aos programas de Transferência de Renda, além de visitas domiciliares, orientações, concessões de benefícios eventuais e participações em oficinas.
Além disso, essas sete primeiras unidades de Piracicaba ofereceram atendimento social às famílias integradas aos Programas de Transferência de Renda como o  Bolsa Família, Renda Cidadã, Ação Jovem e o Serviço de Atendimento Integral à Família. Foram realizados trabalhos sócio-educativos com as famílias, crianças, jovens e idosos, garantindo-lhes acesso aos recursos transferidos pelos governos estadual e federal que, juntamente aos demais serviços prestados pelas equipes de profissionais da SEMDES, auxiliou essas famílias ou pessoas individuais a recuperarem e desenvolverem suas potencialidades.
Para se ter ideia da dimensão desse trabalho, vale mencionar que, no ano passado, o sistema de CRAS da Prefeitura realizou mais de 43 mil atendimentos, ou seja, acolhimentos patrocinados pelo poder Público municipal. O resultado é que Piracicaba cuida bem daqueles que mais necessitam, e é possível sempre ampliar e melhorar esse atendimento.

Barjas Negri, prefeito de Piracicaba 2005/2012

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