Publicado no JP dia 29/08/2015
Numa importante articulação com os sindicatos de trabalhadores de Piracicaba, a Câmara Municipal aprovou, no nosso primeiro mandato de prefeito, a criação da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (Semtre), Lei Municipal nº 5951, de 10 de abril de 2007. Ontem, a pasta ganhou sua sede própria.
A Semtre é um importante instrumento de política de geração de renda e de apoio ao trabalhador que, desde o seu início, teve apoio dos sindicatos dos trabalhadores e patronais, além de diversas entidades de classe. Essa Secretaria permitiu centralizar ações e programas desenvolvidos por órgãos da Prefeitura, proporcionando-lhes maior atenção e agilidade, através de articulação de seus departamentos.
Nomeamos como secretária a professora Ângela C. Corrêa para implantar a Secretaria e, através de sua experiência, deu o dinamismo requerido para as suas funções. De imediato, a Prefeitura alugou um prédio na Rua Voluntários de Piracicaba, 728, esquina com a Rua Santo Antônio, iniciando os trabalhos que envolviam treinamento e qualificação profissional, os cursos do programa Via Rápida, do Time do Emprego, do Centro de Atendimento ao Trabalhador (CAT), Banco do Povo Paulista e demais atividades.
Durante o exercício do segundo mandato de prefeito, fomos procurados pela direção do Senac local e do Sindicato do Comércio Varejista de Piracicaba, que solicitaram a prorrogação da cessão do prédio municipal localizado à rua Monsenhor Rosa, esquina com rua Governador Pedro de Toledo. Naquele momento, foi acordado que a cessão deveria ser por um prazo bem curto, até que o SENAC construísse sua sede própria, pois a Prefeitura pretendia utilizaro imóvel para instalar a nova sede da Semtre.
Assim, em alguns anos, o Senac construiu sua nova sede na Rua Santa Cruz, trazendo benefícios aos trabalhadores do comércio de Piracicaba e região. Com isso, a Prefeitura pode retomar o antigo imóvel que passou por uma boa reforma, dando condições de instalação da nova sede da Semtre.
Todo trabalho de reforma e adaptação da nova sede do Semtre foi articulado pelo atual secretário Sérgio Fortuoso, que contou com a colaboração da equipe técnica do Secretário de Obras e os trabalhos de mudança e adaptação das instalações contam com a ajuda e entusiasmo dos profissionais do Semtre que agora, em novas instalações, podem se dedicar ainda mais ao bom atendimento aos trabalhadores que dependem de serviços.
Detalhes da articulação da Prefeitura e do Senac para esse processo de transição tive oportunidade de evidenciar no artigo “A nova Sede do SENAC: um bom empreendimento social, publicado no JP em 15 de fevereiro de 2014. Agora, em novas instalações, a Semtre facilita ainda mais a vida dos trabalhadores que a ela recorrem, com um espaço mais confortáveis e adequadas, livrando a Prefeitura de continuar pagando aluguel do prédio antigo, que foi bastante útil em todo esse período. A criação do Semtre valeu a pena e os resultados apresentados até agora são muito positivos.
Barjas Negri, prefeito de Piracicaba 2005/2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário