segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Anel Viário de Piracicaba: as obras foram retomadas, mas é preciso mais

Publicado no JP no dia 31/10/2015

No projeto de duplicação da Rodovia do Açúcar Comendador Mario Dedini (SP 308), através do Plano de Concessões das Rodovias Paulistas, foi concluído recentemente a duplicação do trecho de Rio das Pedras a Capivari, importante via de grande volume de tráfego de veículos, beneficiando Piracicaba, Rio das Pedras e Capivari. Resta ainda a duplicação de Capivari a Salto, que está programada para início das obras em 2018.
Nesse projeto, foi incluído a 1ª etapa do Anel Viário de Piracicaba, numa extensão de 8 km de pista dupla que, na verdade, é um prolongamento da Rodovia do Açúcar, interligando quatro importantes rodovias estaduais – Rodovia do Açúcar “Comendador Mario Dedini”, Rodovia Luiz de Queiroz (SP 304), Rodovia Santo Mauro (SP 127) e Rodovia Laércio Correa (SP 147) – que atenderá mais de 12 mil veículos diariamente.
Na extensão do Anel Viário há previsão da implantação de oito obras de arte, além de duas novas e extensas pontes sobre o Rio Piracicaba e, por estar sob a responsabilidade da Concessionária Rodovias do Tietê, será moderna com o monitoramento e operação de tráfego semelhante ao padrão da Rodovia dos Bandeirantes – a melhor rodovia do País -- e não terá pedágio na área urbana de Piracicaba.
Lamentavelmente, acidente ocorrido em 2013, provocou a morte de quatro trabalhadores, interrompeu as obras por um período de 2 anos. Apenas em maio último é que ocorreu a retomada das obras, com “previsão” de conclusão até o final deste ano.
Essa 1ª etapa do Anel Viário vai tirar, diariamente, milhares de caminhões, utilitários, ônibus e veículos leves que trafegam pela avenida Centenário e ponte do Lar dos Velhinhos, deteriorando rapidamente a pavimentação desse trecho urbano. Com a conclusão do Anel Viário, o transporte de mercadorias vai ganhar mais velocidade, contribuindo para os empresários de Piracicaba e região escoem mais rapidamente suas mercadorias, principalmente de veículos e máquinas e equipamentos.
As empresas do Uninorte e do Parque Automotivo foram muito prejudicadas pela interrupção das obras durante esses dois anos, pois tiveram que utilizar o precaríssimo anel viário antigo nesse período, mas também serão bastante beneficiados pela sua conclusão em breve, principalmente porque o Parque Automotivo produz e escoa 15 mil veículos por mês.
Ao concluir essa etapa do Anel Viário, Piracicaba não pode se acomodar, pois tem que lutar para que o governo estadual viabilize a 2ª etapa que prevê a ligação das Rodovias  Piracicaba – Limeira e Piracicaba – Charqueada, numa extensão de mais 8 Km, que propiciará a retirada de enorme quantidade de veículos que trafegam pela área urbana da Vila Rezende, provocando trânsito lento e deteriorando a pavimentação asfáltica das avenidas 1º de Agosto, Limeira e Monsenhor Salgot, nas proximidades da Fumep, Shopping Piracicaba e bairro Areão.
Em nosso mandato de prefeito, articulamos com o DER a contratação dos projetos preliminares do traçado da 2ª etapa do Anel Viário ligando a região de Santa Terezinha, pela estrada de Charqueada, até a estrada de Rio Claro, nas proximidades das empresas Dedini e Codistil, bem como de 3ª etapa, ligando Santa Terezinha e estrada de São Pedro, nas proximidades do bairro Itaperu e distrito industrial Uninoroeste. É preciso retomar essas tratativas com o governo estadual. Vamos em frente!

Barjas Negri, prefeito de Piracicaba 2005/2012

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