sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

ÀS QUINTAS, SEMANÁRIO SANTA TERESINHA


Numa recente edição, o semanário SANTA TERESINHA trouxe artigo em que relato a duplicação da rodovia Piracicaba/Charqueada,no trecho do distrito até a Usina Cosan. Era uma antiga reivindicação dos moradores, lideranças comunitárias e vereadores, que foi atendida pelo governo estadual. Abaixo, para que não leu, a íntegra do artigo. 



Rodovia Piracicaba-Charqueada: 
a duplicação em Santa Teresinha

Barjas Negri

Depois de muitos anos de luta, finalmente foi concluída a duplicação do trecho de 5,5 km da rodovia Hermínio Petrin (Piracicaba-Charqueada), no trecho que liga a estrada de São Pedro até a Cosan. A importância deste trecho deve-se a transformação dessa rodovia em uma verdadeira avenida urbana, que corta a área central de Santa Teresinha e a região da Vila Sônia. Santa Teresinha, com seus quase 70 mil habitantes, é uma verdadeira cidade dentro de Piracicaba. Como a rodovia Piracicaba-Charqueada corta o distrito e devido ao grande fluxo de veículos no local, não era raro ocorrer graves acidentes, muitos com vítimas fatais. Foi por essa razão que a comunidade local, empresários, líderes sindicalistas e comunitários, vereadores da região, entre outros que, com o apoio político da Prefeitura e deputados de Piracicaba, se uniram para cobrar do governo estadual a duplicação desse trecho da rodovia que, entre outros benefícios, traria mais segurança para os motoristas e população do entorno. O governo estadual decidiu, então, executar os investimentos necessários na rodovia Piracicaba- Charqueada em duas etapas. A primeira etapa foi feita pelo então governador José Serra, que executou o recapeamento e construiu as terceiras faixas ao longo do trecho que vai da Cosan a Charqueada, passando pelo acesso de Santana/ Santa Olímpia, que ganhou uma importante rotatória. Essa etapa foi um alívio para todos e trouxe resultados positivos, como a redução significativa do número de acidentes. A segunda etapa, já na gestão do governador Geraldo Alckmin, muito mais expressiva, contou com a duplicação dos 5,5 km finais e execução de duas importantes obras viárias para toda a região: a conclusão da alça de ligação entre Santa Teresinha e a Vila Sônia, que precisou da execução de duas grandes obras de arte, e a ligação do parque Orlanda ao IAA, que implicou no alteamento da pista original e no rebaixamento da avenida local para garantir que a população atravessasse a rodovia com toda segurança. Do ponto de vista técnico, esta foi uma das partes difíceis da obra, pois era necessária remoção de uma linha de alta tensão que passava pelo local, intervenção custeada pela Prefeitura. Além disso, é bom lembrar que o trecho de 5,5 km, agora duplicado, consolidou o distrito industrial informal existente no local durante os últimos 30 anos, contribuindo para a geração de renda, empregos e impostos tão necessários ao desenvolvimento de Piracicaba e de Santa Teresinha. Tão importante quanto tudo isso, foi a execução da obra dentro do prazo contratual, beneficiando a todos. Piracicaba, Santa Teresinha e a Vila Sônia merecem essa obra. ——— Barjas Negri, prefeito de Piracicaba (2005/2012).

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